THE GRAMMY'S 2025

Estou realmente ansiosa para falar sobre este tema!
Para os Europeus, como eu, que ficaram acordados até às 4 da manhã, o que acharam destes awards?
Foi no passado dia 3 de Fevereiro por volta da uma da manhã que começou um dos maiores eventos musicais da indústria de música americana.
A 67 cerimónia anual dos Grammys foi realizada na Crypto.com Arena em Los Angeles em homenagem aos bombeiros, socorristas e residentes das áreas que foram afetadas pelo fogo em Janeiro na mesma localização.
Houve reuniões e discussões onde o ponto mais importante era, se deviam adiar esta cerimónia e todos os outros eventos relacionados, devido à série de fogos que continuavam aparecer no sul da Califórnia, daí toda esta cerimónia reverteu para uma angariação de fundos.
O red carpet sempre foi uma mistura de outfits, cada artista com o seu estilo único. Entre os melhores looks temos Sabrina Carpenter que usou um vestido azul bebé com penas, Olivia Rodrigo usou um vestido vintage Versace preto, Taylor Swift com um vestido chic vermelho Vivienne Westwood Couture, Gracie Abrams vestida num Chanel branco e um véu, Benson Boone num fato clássico, entre mais.
Um dos escândalos dessa red carpet foi o momento de Ye, mais conhecido por Kanye West, e a namorada Bianca Censori. Tudo parecia normal quando o casal chegou ao tapete para serem fotografados, mas num piscar de olhos, Ye deu um sinal a Bianca e esta deixou cair o casaco de veludo que a cobria até ao chão, revelando apenas uma camada muito fina de um tipo de malha nude, o que revelou o corpo todo da modelo. Os rumores eram que Ye não tinha sido convidado para os Grammys, mas devido à sua fama deixaram-no entrar no edifício, porém, após este acontecimento foram ambos expulsos da cerimónia. Depois desta ação foram cancelados concertos do cantor, vários patrocínios largaram acordos e ainda deu-se início aos comentários de que Bianca estava a ser manipulada e abusada pelo namorado.
A noite seguiu-se normalmente com Trevor Noah como apresentador pela quinta vez consecutiva! O primeiro prémio, principal da noite foi apresentado por Cardi B, que anunciou o melhor álbum de Rap, o vencedor sendo "Alligator Bites Never Heal" de Doechii, o seu primeiro Grammy e a sua primeira performance no evento. Logo a seguir, o melhor álbum vocal de pop foi anunciado e teve como grande vencedor "Short n` Sweet", de Sabrina Carpenter, que fez uma digressão espetacular e ainda vêm à europa, este Verão e, atuou também as suas músicas "Espresso" e "Please Please Please".
Chappell Roan fez a performance do seu hit musical "Pink Pony Club" onde teve palhaços a dançar e um pónei gigante no meio do palco.
Taylor Swift anunciou logo de seguida o prémio para o Melhor Álbum Country, que teve a honra de entregar a Beyoncé, que teve uma reação de choque pois não esperava ganhar este Grammy com o álbum "Cowboy Carter".
O Artista de Revelação foi, Chappell Roan, que mereceu após subir à ribalta na internet, televisão e em todas as plataformas sociais possíveis.
No meio desta cerimónia, houve um momento de choque. The Weeknd atuou nos Grammys após ter uma das maiores controvérsias contra The Academy. O canadense afastou-se durante anos desta premiação devido ao seu álbum "After Hours" não ter recebido nenhuma nomeação nos Grammys de 2021, sendo que este álbum foi um dos maiores sucessos lançados em 2020. O cantor expressou a sua fúria nesse ano: "Os Grammys continuam corruptos. Vocês devem ter transparência perante mim, aos meus fãs e à indústria…", desde aí o cantor não submeteu nenhuma música para nomeação. Foi por surpresa que o cantor fez a sua primeira aparição em anos no palco dos Grammys após a Academia promover mudanças e uma nova diversidade ao corpo de jurados que escolhem os vencedores. Harvey Mason Jr., CEO da instituição, apresentou o cantor que cantou os seus novos hits "Timeless" e "Cry for me" do álbum que estreou dia 30 de Janeiro.
Mais alguns premiados, foram Shakira com Melhor Álbum de Pop Latino "Las Mujeres Ya No Lloran", a Melhor Performance de Dupla/Grupo Pop foi para Bruno Mars e Lady Gaga com a música "Die with a Smile", a Gravação do Ano e Canção do Ano foram ambas para Kendrick Lamar "Not Like Us" que apresentou a música também no Super Bowl, passado uma semana. Houve também performances de Billie e Finneas, Benson Boone, Teddy Swims, Raye, Shakira e Charli XCX.
Para terminar o Álbum do Ano apresentado por Anthony Marrone e o Corpo de Bombeiros do Condado de Los Angeles, foi para Beyoncé com "Cowboy Carter".
No decorrer da cerimónia, foi feito um tributo a Quincy Jones que faleceu no passado Novembro. O tributo em homenagem a quem perdemos na indústria musical foi feito por Chris Martin dos Coldplay e começou por homenagear Liam Payne, um cantor que perdemos demasiado cedo.
Dos artistas nomeados, o que mais chocou o público foi Taylor Swift, Billie Eilish, Olivia Rodrigo e Gracie Abrams não terem ganho as categorias onde muitos fãs apostaram, que seriam vencedores.
E vocês? Gostaram dos vencedores dos Grammys 2025?
Joana Monteiro