The GRAMMYs 2024

Foi realizada, no passado dia 4 de fevereiro, a 66ª cerimónia anual dos Grammy Award em Los Angeles, Estados Unidos. Entre os prémios foram reconhecidos os artistas com as melhores gravações, melhores composições, artista do ano e álbum do ano, estes indicados pela Academia Nacional de Artes e Ciências da Gravação. Trevor Noah foi o apresentador desta cerimónia mais uma vez, desde 2021, sendo esta a quarta ocasião do comediante a subir ao palco dos Grammys.
SZA foi a cantora que recebeu o maior número de nomeações com nove, logo atrás Victoria Monét, Phoebe Bridgers e Serban Ghenea com 7 nomeações cada. A nomeada mais nova era Hazel Monét, exatamente, filha de Victoria Monét, com 2 anos após a sua participação na canção da mãe, "Hollywood".
Phoebe Bridgers foi a cantora que ganhou mais Grammys com quatro prémios juntamente com a sua banda Boygenius e com SZA.
Consequentemente, o álbum do ano foi atribuído para a Taylor Swift tornando-se assim a primeira artista feminina e única a ganhar este distinção quatro vezes.
A Gravação do ano, outro dos maiores prémios, foi para Miley Cyrus com o seu single "Flowers" uma das canções mais ouvidas ao longo de 2023, mas foi Billie Eilish que ganhou a canção do ano com a música sensação "What I was made for" que pode ser ouvida no background do filme Barbie. Billie, subiu ao palco juntamente com Finneas, o seu irmão, para apresentarem a música aos convidados da cerimónia. Victoria Monét foi a artista revelação, isto é, a artista que foi descoberta no ano passado com um talento imenso e com uma margem de progressão bastante interessante.
Durante a cerimónia houve momentos que marcaram o público, entre esses temos a surpresa de Taylor Swift com o lançamento do seu novo álbum "The Tortured Poets Department" que deixou os fãs em êxtase. Este momento ocorreu logo após Taylor ganhar o seu 13º grammy.
Por outro lado, teremos, Miley Cyrus que ganhou o seu primeiro grammy e recebeu-o vindo da própria Mariah Carey, sendo que, de seguida, a mesma interpretou a música vencedora.
Por fim, a questão Celine Dion que foi o momento que chocou toda a gente, a cantora subiu ao palco para entregar o último prémio da noite e recebeu uma ovação de pé após revelar que sofria com alguns problemas de saúde. "Eu também vos amo" disse Dion emocionada após o ato gentil de todos os convidados presentes.
Joana Monteiro