Grand Prix Abu Dhabi: The Final Race

O Grande Prémio de Abu Dhabi de 2023 (patrocinado pela Etihad Airways Abu Dhabi) de Fórmula 1, realizada este dia 26 de novembro no Circuito Yas Marina nos Emirados Árabes Unidos, foi a vigésima segunda e última rodada do Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 2023.
No âmbito deste evento, tive a oportunidade de ter estado no circuito em causa, nos finais de agosto e só digo uma coisa: que espetáculo. Não há circuito mais bonito que este.
Ao entrar neste fim de semana já estava garantido o primeiro lugar no campeonato de Max Verstappen, com 549 pontos, e em seguida o colega de equipa da Red Bull, Sergio Pérez com 285 e em terceiro e último lugar no pódio Lewis Hamilton da Mercedes com 234 pontos. Na classificação do campeonato relativo aos construtores, a Red Bull manteve-se no topo durante esta temporada toda, logo seguida da Mercedes e da Ferrari cujas equipas lutaram na última corrida, até mesmo o final, pela posição do segundo lugar.
Durante a primeira sessão de treinos livres, nove equipas colocaram pilotos alternativos que não tinham corrido em mais de dois Grandes Prémios, conforme exigido pelos regulamentos da Fórmula 1: Théo Pourchaire pela Alfa Romeo no lugar de Zhou Guanyu; Jack Doohan pela Alpine no lugar de Esteban Ocon; Felipe Drugovich pela Aston Martin no lugar de Fernando Alonso; Robert Shwartzman pela Ferrari no lugar de Charles Leclerc; Oliver Bearman pela Haas no lugar de Nico Hülkenberg; Patricio O'Ward pela McLaren no lugar de Lando Norris; Frederik Vesti pela Mercedes no lugar de Lewis Hamilton; Jake Dennis e Isack Hadjar pela Red Bull Racing no lugar de Max Verstappen e Sergio Pérez, respectivamente; e Zak O'Sullivan pela Williams no lugar de Alex Albon. Dennis e O'Sullivan corredores de F2 fizeram a sua primeira estreia nos treinos de Fórmula 1.
Esta última corrida também marcou o final de uma era. O principal líder da Alpha Tauri, Franz Tost, despediu-se desta posição dando lugar a Laurent Mekies, sucedendo a alteração do "naming", que irá também sofrer uma mudança em 2024.
No início da corrida, Charles Leclerc desafiou Max Verstappen pela liderança na primeira curva, mas Verstappen manteve o primeiro lugar. Nas últimas dez voltas da corrida, Sergio Pérez lutou com Lando Norris pelo quarto lugar. Acabaram por colidir, nas rodas e Pérez posteriormente recebeu uma penalidade de cinco segundos por causar de forma deliberada, uma colisão.
Leclerc estava confortável no segundo lugar, mas o terceiro lugar de Russell e o nono de Lewis Hamilton foram suficientes para manter a Mercedes à frente da Ferrari por três pontos no campeonato de construtores. Mesmo que, Carlos Sainz em décimo lugar perto do final da corrida, tenha decidido usar apenas um único composto de pneu e precisou de fazer uma pit stop novamente, tirando-lhe pontos.
Com o final da corrida, Pérez ultrapassou Russell, mas Russell continuou a manter uma diferença de menos de cinco segundos para manter o terceiro lugar após a aplicação da penalidade a Pérez. Assim, Leclerc desacelerou deliberadamente para dar um impulso a Pérez e acabou por ceder o segundo lugar, e esperar que isso tirasse Russell do terceiro. Mesmo assim, Russell conseguiu ficar perto o suficiente de Leclerc e terminou oficialmente em terceiro após a aplicação da penalidade a Pérez.
Despedimo-nos por agora de reportagens sobre Formula 1 e daqui a 4 meses, voltaremos com uma nova temporada cheia de entusiasmo e alegria.
Joana Monteiro