Concertos secretos agitam o Porto até ao fim do ano

De setembro a dezembro, o Porto acolhe o Porto Sounds Secret, que convida o público a descobrir quatro projetos musicais nacionais em concertos gratuitos, realizados em locais ainda por revelar. A estreia será no dia 21 de setembro, às 19 horas, nos Jardins do Palácio de Cristal, com a banda Expresso Transatlântico.
Esta série de concertos, promovidos pela Ágora, empresa municipal do Porto, promete trazer ao público uma experiência única, onde artistas promissores e consagrados apresentam os seus projetos num ambiente intimista, com um toque de mistério. À exceção do concerto inaugural, os locais serão mantidos em segredo até perto das respetivas datas, incentivando a curiosidade e a espontaneidade dos espectadores.
O primeiro concerto, no dia 21 de setembro, será protagonizado pela banda Expresso Transatlântico, formada pelos irmãos Gaspar e Sebastião Varela e por Rafael Matos. O grupo vai apresentar o seu primeiro álbum "Ressaca Bailada", lançado em 2023 e amplamente elogiado. Este espetáculo coincidirá também com as celebrações do 17º aniversário das "Inaugurações Simultâneas "de Miguel Bombarda, um evento cultural que traz novas exposições e atividades ao Porto Art District.
O programa continua em outubro, com o guitarrista Mike11 a subir ao palco no dia 20, às 18 horas. Conhecido pela sua fusão de fado, hip hop e R&B, Mike promete uma atuação que atravessa géneros musicais e desafia convenções. Já em novembro, será a vez do compositor e pianista Pedro Janela, que atuará no dia 17. Com uma proposta que mistura música neoclássica e eletrónica, o músico apresenta um espetáculo envolvente, inspirado em bandas sonoras cinematográficas.
A fechar o Porto Sounds Secret, no dia 7 de dezembro, estará o pianista Júlio Resende, com um concerto onde o fado se cruza com o jazz, numa celebração de liberdade e da tradição musical portuguesa.
Com entrada gratuita em todos os concertos, o Porto Sounds Secret oferece ao público a oportunidade de descobrir novas harmonias em cenários inesperados, transformando a cidade num palco para a diversidade e inovação musical.
Beatriz Vendas