Anime: o fenómeno de animação que percorre o mundo

Anime tornou-se um fenómeno que se tem difundido, alcançado notoriedade e crescente popularidade, influenciado a cultura e conquistado o seu lugar na arte pelo mundo afora.
O termo é a abreviação de "animação" no Japão e costuma referir-se à animação qualificada como produzida em massa ou mais abrangente para qualquer tipo e estilo de animação, enquanto no resto do mundo costuma referir-se à animação criada no Japão, existindo outras variações do conceito. Já o termo "manga" refere-se à banda desenhada japonesa, peculiar devido a frequentemente começar no que seria a última página das bandas desenhadas habituais, ser baseada na escrita japonesa, o que leva a ter de ser lida da direita para a esquerda, estar a preto e branco e utilizar onomatopeias distintas, como por exemplo ゴゴゴゴゴ.
Há uma relação simbiótica e de inspiração entre os dois meios, podendo um anime adaptar uma manga ou um anime impulsionar a criação de uma manga, contudo os meios também podem (co)existir individualmente, fruto dos seus méritos e sem a necessidade de adaptações.
Com origens que remontam aos inícios do século XX no Japão, a animação japonesa passou e superou diversos desenvolvimentos e contextos que a influenciaram. Destaca se a magnitude da adaptação televisiva da manga Tetsuwan Atom de Osamu Tezuka, mais conhecida por Astro Boy, emitida entre 1963 e 1966, que abriria caminho e mudaria para sempre a trajetória do que identificamos como anime.
Os tipos e estilos de animação e de arte podem variar entre animes, tal como os géneros, mas o meio é sempre reconhecível pelo quão único que é, seja a partir do aspeto das personagens, das suas personalidades, do ambiente que as rodeia ou das circunstâncias que estão inseridas.
As séries ou temporadas estão habitualmente entre os números de 12 e 24 episódios, com cada um a durar cerca de 20 a 30 minutos e a incorporar 'openings' e 'endings', sendo ambos curtas sequências focadas na mistura de visuais e música, com o primeiro a visar ser cativante, vibrante e aliciar o público a assistir, introduzindo as figuras principais, o cenário e o motif, e o último a tentar tranquilizar o espectador e a abrandar após os acontecimentos do episódio.
Anime é uma forma de entretenimento que tem espaço para diversos gostos e feitios, assim como para todas as idades, abarcando não só histórias engraçadas, absurdas e mundanas, mas também mais sérias, profundas e transcendentes, em que certas obras entrelaçam perfeitamente estes diferentes aspetos. É também mais uma forma de arte que transmite valores, princípios, tradições, preocupações, falhas, problemas, sonhos e aspirações de uma cultura e sociedade, nomeadamente a japonesa, e que adiciona à experiência humana.
Anteriormente ridicularizado, visto com conotações negativas ou como passatempo nicho, anime tem recuperado e elevado a sua imagem, contando com um crescimento exponencial da popularidade na última década, especialmente pós-pandemia COVID 19 que permitiu um maior consumo devido ao confinamento.
A popularidade não surgiu do nada, já vinha a expandir-se e a introduzir-se na cultura mundial com sucessos anteriores ao século XXI: Captain Tsubasa ou Campeões: Oliver e Benji, Hokuto no Ken ou Fist of the North Star, Akira, Sailor Moon ou A Navegante da Lua, Ghost in the Shell, Dragon Ball, Neon Genesis Evangelion, A Princesa Mononoke, Pokémon, Digimon, Cowboy Bebop, entre outros. Já neste século sobressaem: Spirited Away ou A Viagem de Chihiro, One Piece, Naruto, Bleach, Death Note, Shingeki no Kyojin ou Attack on Titan, Fullmetal Alchemist: Brotherhood, Kimi no Na wa. ou Your Name., One Punch-Man, Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba, Jujutsu Kaisen, entre os demais.
A gigantesca comunidade ligada ao anime contribui incessantemente para manter a chama da relevância e a sua paixão pelo meio acesa através do interesse e da arte de trajar como personagens, o cosplay, a proliferação de atividades relacionadas com a ocupação e a ida a eventos, que podem ser de dimensão mais reduzida, como pequenos encontros, ou de maiores dimensões, como convenções. Em Portugal, o IberAnime e a Comic Con são os maiores eventos, mas também realizam-se outras atividades e eventos mais limitados na sua extensão e existem lojas dedicadas a estes e à cultura.
Tive a possibilidade de crescer a assistir anime e a acompanhar-me no meu percurso, de ter feito cosplay, ter ido a eventos e conhecido faixas da comunidade em Portugal, sendo memórias que guardo carinhosamente.
Por último e mais importante, quero realçar todos os incríveis artistas, animadores e humanos que estão por detrás da arte de anime, que por vezes não têm as melhores condições de trabalho, nem a renumeração suficiente para uma vida digna, e que dedica(ra)m incansáveis horas a criar obras magníficas que viverão mais além. Esperemos que as suas condições sejam melhoradas, haja uma reforma na indústria e sejam justamente reconhecidos. A jornada ascendente do anime não pode fazer esquecer quem lhe deu asas no primeiro lugar e o mantém a sobrevoar elevados patamares.
Hugo Costa