3º aniversário do Conflito Russo-Ucraniano
Fez esta segunda-feira, dia 24 de março, três anos que o mundo acordou com a notícia do eclodir de um conflito armado de larga escala no leste da Europa. Em causa, uma disputa armada entre duas nações vizinhas, a Ucrânia e a Rússia.
O terceiro aniversário desta guerra foi celebrado de forma vistosa um pouco por todo o mundo, com demonstrações de enorme apoio à Ucrânia pelo momento complexo e difícil que tem atravessado. Os líderes europeus reuniram-se para discursar em prol do bem ucraniano e para demonstrar o seu apoio ao povo ucraniano que tanto atravessou nestes últimos anos.
Em Kiev, Ursula Von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, e António Costa, presidente do Conselho Europeu reuniram-se com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, de modo a mostrarem todo o seu apoio e das instituições que representam para com a nação ucraniana, mesmo durante um momento fortemente marcado por tensões geopolíticas e diplomáticas.
No discurso feito por Zelensky, líder da Ucrânia, é possível destacar uma sentida e importante frase - "Obrigado por permanecerem juntos estes três anos na defesa do nosso país e do nosso povo. Obrigado por cada batalha que a Ucrânia ganhou. Obrigado por todas as posições que nós, ucranianos, assegurámos. Obrigado pela vossa contribuição para o nosso futuro partilhado" - afirmação comovente que descreve e demonstra em muito os sentimentos que têm sido tão significativos e tão intensamente vividos nestes últimos três anos.
Não sabemos qual será o fim deste conflito, se sequer existirá um fim que proporcione paz e estabilidade para o mundo, um fim justo e pacífico. O mundo e o cenário global enfrenta todos os dias crescentes e frequentes problemas, sejam eles diplomáticos, geopolíticos, bélicos, sociais ou até diplomáticos. Não saberemos o dia de amanhã portanto resta-nos "celebrar" aqueles que são os momentos dignos de tal celebração.
Gonçalo Alves